Voltar

Saúde sexual

Navegue em: Urologia

PREVALÊNCIA

Pelo menos 40% dos homens sofrem ou já sofreram alguma disfunção sexual, causada não apenas pelo envelhecimento, mas também por conta das mudanças que atingem o estilo de vida do homem moderno. Para a maioria dos casos, existe tratamento.

Um dos problemas sexuais mais comuns é a disfunção erétil – 59% dos homens já tiveram problema de ereção em algum dia na vida, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. Os distúrbios de ejaculação também afetam bastante a saúde masculina. A ejaculação precoce, por exemplo, atinge um a cada três homens. Mas ainda há casos de anajeculação, ejaculação retrógrada e ejaculação retardada.

Disfunção sexual

Disfunção sexual, é o termo utilizado para definir qualquer desordem na saúde sexual, uma vez que esta compreende diversos fatores associados, como o psicológico, hormonal e o orgânico.

Os disturbios sexuais podem ocorrer desde a perda ou diminuição do desejo, disturbios no orgasmo ( como a ejaculação precoce), dor genital durante o ato sexual, até mesmo a incapacidade de obter ou manter a ereção de maneira satisfatória para o ato sexual (disfunção erétil).

A disfunção erétil pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou mesmo problemas psicológicos, afetando a qualidade de vida dos pacientes e de suas parceiras. Nem sempre o fato de não conseguir ter uma ereção adequada se traduz em disfunção erétil, porém se isso ocorrer de forma frequente, o ideal é uma avaliação adequada.

Estima-se que 100 milhões de homens no mundo apresentem disfunção erétil, sendo esta a mais comum disfunção sexual encontrada nessa população após os 40 anos. No Brasil, a prevalência se aproxima de 50% após os 40 anos, algo em torno de 16 milhões de homens.

As mudanças do estilo de vida (não fumar, evitar ingerir bebidas alcoólicas, praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável) são imprescindíveis a todos os homens para a prevenção e tratamento. E de acordo com a causa da disfunção, o tratamento pode ser dividido em não farmacológico (aconselhamento psicológico ou psiquiátrico), farmacológico (medicamentos que induzem a ereção) e cirúrgico.

Existem diversos medicamentos disponíveis que induzem a ereção ao facilitar o fluxo sanguíneo para o interior do pênis, podendo estes ser administrados diariamente, sob demanda antes das relações sexuais ou mesmo serem administrados pelo paciente por uma injeção direta no pênis. Lembrando sempre que os mesmos devem ser utilizados somente sob supervisão médica e necessitam de estimulação sexual para obter resultado.

Em casos específicos ou mesmo refratários a terapia medicamentosa, as opções cirúrgicas de próteses penianas podem ser uma opção, com resultados satisfatórios, melhorando muito a qualidade de vida do homem. É possível escolher entre próteses maleáveis (semirrígidas), articuláveis ou infláveis.

Perguntas Frequentes

Pelo menos 40% dos homens sofrem ou já sofreram alguma disfunção sexual, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

A disfunção erétil afeta 59% dos homens em algum momento da vida, sendo uma das mais comuns. Distúrbios de ejaculação, como a ejaculação precoce, também são frequentes, atingindo um a cada três homens.

Disfunção sexual é um termo abrangente que engloba qualquer desordem na saúde sexual, incluindo perda ou diminuição do desejo, distúrbios no orgasmo, dor genital durante o ato sexual e incapacidade de obter ou manter uma ereção satisfatória.

A disfunção erétil pode ser um sinal de doenças crônicas em atividade ou problemas psicológicos, impactando negativamente a qualidade de vida dos pacientes e de suas parceiras.

Estima-se que 100 milhões de homens no mundo apresentem disfunção erétil, tornando-a a disfunção sexual mais comum após os 40 anos.

No Brasil, a prevalência da disfunção erétil se aproxima de 50% após os 40 anos, o que equivale a cerca de 16 milhões de homens.

Mudanças como não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividade física e manter uma alimentação saudável são fundamentais para a prevenção e tratamento da disfunção erétil.

O tratamento da disfunção erétil pode incluir aconselhamento psicológico, medicamentos que induzem a ereção e, em casos específicos, próteses penianas cirúrgicas.

Existem diversos medicamentos disponíveis que facilitam o fluxo sanguíneo para o pênis, induzindo a ereção. Eles podem ser administrados diariamente, sob demanda ou por injeção direta no pênis, sempre sob supervisão médica.

As próteses penianas cirúrgicas são consideradas em casos específicos ou quando o tratamento medicamentoso não é eficaz. Elas oferecem resultados satisfatórios e melhoram a qualidade de vida dos homens com disfunção erétil. Existem opções de próteses maleáveis, articuláveis ou infláveis.


ESPECIALISTAS EM Saúde sexual

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store