Voltar

Incontinência urinária

Navegue em: Urologia
Incontinência urinária

Incontinência urinária (ou perda involuntária da urina)

A doença se caracteriza pela perda involuntária de urina e conta com três tipos: a de esforço, quando há perda de urina em atividades que contraem a região do abdômen (tossir, espirrar, rir e fazer atividade física de alto impacto); a de urgência, quando há súbita vontade de urinar e a pessoa não consegue chegar a tempo no banheiro e a mista (caso de idosos e diabéticos, ou pessoas com lesões na coluna/medulares), que associa os dois tipos anteriores.

Duas vezes mais comuns nas mulheres, a incontinência urinária é das disfunções mais comuns. Os fatores de risco são o número de gestações, o tipo de parto e a menopausa e a doença costuma causar reflexos diretos na vida social e psicológica das pessoas. Cerca de 10 milhões de brasileiros têm incontinência urinária.

Diagnóstico de doenças urológicas

A Unidade de Urodinâmica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está capacitada a realizar o estudo urodinâmico – um método complementar de diagnóstico que fornece uma avaliação funcional completa sobre os distúrbios urinários.

Tratamento

O tratamento com fisioterapia e exercícios para fortalecer a região pélvica, como o Pilates, resolve boa parte dos casos, sendo necessário em alguns, o uso de medicamentos, como antidepressivos em doses baixas, que costumam ter o efeito de “travar” o xixi. Nos casos mais graves o tratamento também pode ser cirúrgico, com uma pequena cirurgia via vaginal, ou até inserção de neuromodulador (como marca-passo) na coluna ou também a aplicação de Botox na bexiga.

Entenda mais sobre a Saúde da Mulher

Preparamos um material para ajudar você a entender mais sobre a saúde da mulher.
Faça o download gratuitamente:

BAIXAR

Saiba mais

Perguntas Frequentes

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, sendo um sintoma em vez de uma condição em si.

Os tipos mais comuns incluem incontinência de esforço, incontinência de urgência e incontinência mista, que combina os dois.

As causas variam, incluindo fraqueza dos músculos do assoalho pélvico, danos nos nervos, infecções do trato urinário, envelhecimento, gravidez e obesidade.

Sim, a incontinência urinária é comum, afetando milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente mulheres e idosos.

Sim, muitos casos de incontinência urinária podem ser tratados com sucesso, seja por meio de terapia comportamental, medicamentos ou cirurgia, dependendo do tipo e da gravidade.

As opções incluem exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, fisioterapia, medicamentos, dispositivos médicos, injeções de toxina botulínica e cirurgia.

Não, embora seja mais comum em idosos, a incontinência urinária não é uma parte inevitável do envelhecimento e pode ser tratada.

Não, embora seja mais comum em mulheres, os homens também podem ter incontinência urinária, especialmente à medida que envelhecem.

A prevenção inclui manter um peso saudável, praticar exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, evitar o tabagismo e limitar a ingestão de álcool e cafeína.

Você deve procurar ajuda médica se a incontinência urinária afetar significativamente sua qualidade de vida, se tornar persistente ou se estiver associada a outros sintomas preocupantes, como sangue na urina. Um profissional de saúde pode avaliar sua condição e recomendar o tratamento apropriado.


ESPECIALISTAS EM Incontinência urinária

Você tem várias formas de agendar consultas e exames:

Envie uma mensagem para:

WhatsApp

Agende sua consulta ou exame:

Agende online
QR Code Agende sua consulta ou exame

Agende pelo app meu oswaldo cruz

App Meu Oswaldo Cruz disponível no Google Play App Meu Oswaldo Cruz disponível na App Store